Meus blogs

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em construção! A cada dia, mais um pedaço de mim fica pronto para a vida...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CONTROLE DE PRAGAS





Cuidar das plantas dos vasos ou jardim faz toda a diferença. As pragas, se não forem combatidas a tempo, podem se espalhar e afetar outras plantas. É fundamental saber identificar cada uma delas e eliminá-las corretamente. A depender do tipo de praga, aconselha-se não fazer uso de defensivos químicos

Pulgão em folhas, também conhecido como piolho, adora folhas e botões. São insetos que sugam a seiva da planta e se multiplicam rapidamente e causam prejuízos. Existem mais de quatro mil espécies de pulgões e pelo menos 250 deles são responsáveis por perdas na agricultura. Joaninhas, besouros e vespas são predadores naturais dos pulgões. Calda de fumo e o óleo mineral também. Evite inseticidas, porque matam insetos predadores.

Lagarta, popularmente chamada de larva minadora, tem especial predileção por brotações, tecidos tenros e folhas verdes. Deixa a planta fraca e faz verdadeiras galerias em folhas novas. Ataca tomateiro, citros diversos, couve e muitas espécies de plantas ornamentais e se propaga mais em épocas mais secas. Recomenda-se o uso de defensivos, mas o resultado é melhor quando usado em adultos ou larvas recém-eclodidas.

Caramujo, também conhecido como falso-escargot, caracol, rainha-da-áfrica ou caracol-gigante, foi introduzido no Brasil ilegalmente, nos anos 80, como um substituto ao escargot verdadeiro. Como não teve aceitação no mercado, logo foi descartado e se tornou uma praga, espalhando-se em jardins, matas e até no lixo. O molusco é hospedeiro de verminoses e deve ser combatido. O ideal é recolher as lesmas. Use luvas, quebre as conchas e enterre-as em vala de 80 cm de profundidade.

Formigas adoram folhas verdes ou secas, casca de caules, caules verdes, frutos e flores. Dentre os sintomas que identificam o ataque das formigas na planta, a morte repentina e apodrecimento de ramos, queda de flores e frutos são alguns deles. Existem métodos naturais de combate às formigas domésticas. O cravo-da-índia é recomendado como um defensivo natural, bem como o gergelim e o agave, colocados no formigueiro. Mantenha sempre o ambiente limpo para evitar ataque.

http://www.seagri.ba.gov.br







Nenhum comentário:

Velas de aniversário exclusivas !